“A universidade é o lugar de constituição da efetiva cidadania”, diz João Carlos Salles em entrevista a Kleber Rosa

“A universidade é o lugar de constituição da efetiva cidadania”, diz João Carlos Salles em entrevista a Kleber Rosa

Temas como educação, política e filosofia permearam a conversa de João Carlos Salles e Kleber Rosa no podcast “50 minutos”.

No programa, João reflete sobre as motivações que o levaram a candidatar-se à reitoria da UFBA e faz uma análise dos desafios que enfrentou nas gestões anteriores à frente da universidade, marcadas no cenário nacional por austeridade orçamentária e por ataques à autonomia das Instituições Federais de Ensino Superior.

Para João, a universidade exerce um papel moderador da racionalidade diante da sociedade, a partir da confrontação de diferentes saberes. “Ela não substitui os órgãos de decisão, mas pode trazer à tona os argumentos”, diz.

Em sua visão, é preciso seriedade e compromisso na escuta e diálogo com as comunidades do entorno. “A universidade precisa ser ocupada pelos movimentos sociais, pelas comunidades, pela cultura, por saberes que não são saberes tradicionais da universidade, mas são tradicionais em outras comunidades. A universidade é esse ponto focal da interlocução”.

No podcast, ele reflete sobre questões sociais ao lembrar de uma época (um passado recente) em que ser da UFBA era quase sinônimo de ser do centro da cidade. Realidade que mudou, em especial com as políticas públicas de acesso e permanência na universidade pública.

Provocado por Kleber - importante nome do movimento negro na Bahia, que concorreu à prefeitura de Salvador pelo PSOL em 2024, alcançando o segundo lugar na disputa eleitoral -, João também falou sobre o papel estratégico da universidade para superar preconceitos e exclusões que constituem a sociedade e também sobre a atual era da pós-verdade.

https://youtu.be/5vid2eeQOo4?si=nChK6hTML3xh_YTc

Veja a entrevista na íntegra