João Carlos Salles visita unidades da UFBA para construir coletivamente o programa de gestão

A construção coletiva de um programa para a próxima gestão da universidade (2026-2030) é a marca da pré-candidatura de João Carlos Salles.

Um importante processo de escuta em unidades acadêmicas e setores da UFBA já teve início, com foco na construção de um programa de gestão fundamentado na autonomia e democracia da nossa universidade.

O processo encontra-se em andamento. O “Somos UFBA”, com a pré-candidatura de João, já esteve presente em:

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - 29/10

Faculdade de Arquitetura - 11/11

Escola de Dança - 01/12

Faculdade de Farmácia - 03/12

Instituto de Letras - 09/12

Instituto de Psicologia e Serviço Social - 11/12

Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) - 19/12

Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (Nape/Proae) - 04/12

Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) - 17/12

As visitas às unidades serão intensificadas em 2026. Em breve, divulgaremos na página “Somos UFBA” a agenda de atividades. Participe!

É importante que todas as categorias da UFBA se façam presentes: estudantes, técnicos administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados. Vozes coletivas que darão corpo ao programa de gestão.

Outra forma de colaborar com a construção do programa é o preenchimento do formulário e assinatura do Manifesto de Apoio - Somos UFBA, disponível neste link. Serão realizados debates preparatórios sobre cada um dos eixos e as contribuições serão debatidas em um grande seminário, que será realizado no dia 14 de março.

Nos encontros realizados em dezembro de 2025, João Carlos Salles conversou sobre temas essenciais como assistência estudantil, ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, administração pública e segurança.

Confira na galeria de fotos!